depressa e bem!
Quando vi esta receita pareceu boa demais para ser verdade. Não é. É um verdadeiro achado!
Já fiz várias vezes, com variações de farinhas (centeio, integral, espelta) e de fermento (fresco e seco) e sai sempre bem.
É mesmo aquela receita que temos que saber de cor e salteado pois em qualquer momento dá para fazer, não demora muito tempo e melhor de tudo, não é preciso suar a amassar. Melhor ainda, nem sequer é preciso amassar!!!
Mas experimentem que vão ver que todos os elogios que possa fazer a este pão ficam aquém da realidade.
Pão Caseiro
400 grs de farinha de trigo (com fermento)
100 grs de farinha de centeio
1 pitada de sal
20 grs de fermento de padeiro fresco
420 ml de água tépida
Mais farinha para polvilhar
Numa taça grande misturar as farinhas com o sal. Fazer um buraco no meio e deitar aí a água com o fermento desfeito. Mexer com uma colher de pau até envolver toda a farinha. Deixar repousar por uma hora. Ao fim desse tempo pôr o forno a aquecer com um tacho ou forma refractária com tampa lá dentro por cerca de 30 minutos.
Entretanto retira-se a massa para a bancada polvilhada de farinha e polvilha-se mais farinha sobre a massa. A massa é mole com tendência a agarrar-se se for mexida demais. Dobra-se e volta a polvilhar-se. Tapa-se e deixa-se repousar cerca de 30minutos.
Retira-se o tacho do forno (com muito cuidado, está a escaldar!) polvilha-se o fundo e põe-se lá a massa, fazendo uns recortes com uma faca afiada e polvilhando com mais um pouco de farinha. Tapa-se e leva-se ao forno por cerca de 35 minutos. Ao fim desse tempo, retira-se a tampa e deixa-se acabar de cozer por mais dez minutos de modo a que a crosta fique dourada. Está pronto quando ao bater na crosta faça um som oco.
Retirar da forma e deixar arrefecer sobre uma rede.