de conserva
A revista norte-americana “Bon Appétit“ identificou cinco tendências do mundo da comida para 2018 e o peixe em conserva português está logo à cabeça da lista!
A moda pegou de tal maneira que agora, além de casas exclusivamente dedicadas às conservas em Lisboa, Porto, Coimbra e outras cidades, também há restaurantes que apenas servem pratos confecionados com conservas portuguesas (“toda a carta é desenhada com o produto das conservas de peixe nacionais como ingrediente central”.)
Para quem adora conservas como eu, esta é uma notícia muito interessante, o que não me vai agradar, tenho a certeza, vai ser o preço dos pratos apresentados, dada a novidade e a inovação.
Mas não temam, também tenho excelentes sugestões daquelas que se podem fazer num instante em casa e a uma fracção do preço que iriam pagar nesses restaurantes
Salada de Ovas de Bacalhau
1 lata de ovas de bacalhau em molho picante
1 cebola pequena
1 raminho de salsa
2 colheres de sopa de vinagre
Sal e pimenta q.b.
Escorrer o líquido da lata reservando um pouco para o molho.
Picar a cebola e a salsa e pôr numa taça. Misturar o vinagre e um pouco do molho das ovas (ou azeite) bem como as ovas cortadas em pedacinhos (retirar a pele). Envolver bem e temperar com um pouco de sal e pimenta.
Servir com tostas ou pão estaladiço.
Nota: usei conservas da Empresa de Pesca de Aveiro