Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 07.04.22

de acordo

 

Aquando da entrada em vigor do novo acordo ortográfico (com o qual não concordei, escrevendo por isso à 'moda antiga') a maioria das pessoas entrou nesse novo registo sem qualquer problema, parecendo que apesar de as palavras serem diferentes, tudo se mantinha o mesmo. Eu gosto de palavras, de as ler, de as escrever, e que me façam sentido. Claro que acho que a mudança é necessária mas no caso das alterações ao acordo, sempre me pareceram mais para fazer o jeito a alguém do que propriamente por serem uma evolução.

Na altura das alterações, os emails do trabalho começaram a aparecer com algumas pérolas de palavras que nem sequer existiam, no novo ou no velho acordo. Uma delas foi 'impato'. "Queremos criar impato nesta nova era...". A vontade de seguir com a corrente era tanta que impacto também deveria passar a impato.

A partir daí, sempre que faço arroz de pato, penso nele como arroz de impato.

 

Arroz de Pato

 

20220320_125636.jpg

 

4 coxas de pato

6 bagas de Pimenta da Jamaica

6 bagas de pimenta preta

1 cenoura pequena

1 folha verde de alho-francês

1 ramo de salsa

sal q.b.

1/2 chouriço corrente

1 cebola

Azeite q.b.

2 copos de arroz estufado

1 ovo batido

 

Cozer as coxas de pato em água temperada com sal com as bagas das pimentas, a cenoura inteira, a folha de alho-francês e a salsa.

À parte cozer o chouriço. Reservar.

Desfiar o pato depois de cozido, retirando peles e ossos. Cortar a cenoura em rodelas bem como o chouriço. Coar o caldo de cozer o pato e reservar.

Fazer um refogado com a cebola picada no azeite. Fritar o arroz e adicionar a água de cozer o pato, em volume suficiente para a quantidade de arroz, cerca de quatro copos. Rectificar o sal e deixar cozer por cerca de 15 minutos, o arroz deve ficar ainda durinho pois acaba de cozer no forno.

Num tabuleiro deita-se metade do arroz, espalha-se a carne do pato desfiada e a cenoura cortada em rodelas e cobre-se com o restante arroz. Pincela-se com o ovo batido e por cima enfeita-se com as rodelas de chouriço. Vai ao forno até alourar.

Servir com uma salada.

 

Nota: o Mercadona vende coxas de pato avulso [esta publicação não é patrocinada]