Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 10.03.23

das palavras

 

Fiquei na dúvida se chamava a este bolo 'Bolo de Laranja Vegan' mas optei por não o fazer já que se a maioria das pessoas for como eu era antigamente, sempre que ouvia falar de comida 'vegan' pensava logo em algo com sabor a cartão prensado ou mesmo arame farpado. Nunca comi essas coisas mas tenho uma imaginação muito criativa por isso a maioria das receitas com o selo 'vegan' passavam-me ao lado.

Ainda bem que não foi o que aconteceu com esta receita já que, pasme-se, o bolo sabe a laranja! E, melhor, não leva a casca da dita nem precisa de um robot de cozinha ou liquidificador para se fazer. Só uma taça, uma vara de arames (ou mesmo um garfo) e uma forma. E ao fim de uns quarenta e cinco minutos, um bolo fofo como poucos. Um caso de ver para crer.

Mas aproveitem que o fim de semana está aí à porta e nada melhor do que um dia de chuva para dar que fazer ao forno. E já sabem, não me agradeçam porque eu não inventei nada (acho que já ninguém o faz), apenas procuro receitas catitas e quando as encontro tenho mesmo que as partilhar [quer vocês queiram quer não].

 

Bolo de Laranja (sem ovos)

 

20230306_141933-COLLAGE.jpg

 

3 copos de farinha de trigo (usei com fermento)

1 colher de chá de fermento em pó

1 copo de açúcar

2 copos de sumo de laranja (cerca de 400 ml - sim é quase meio litro!)

1/2 copo de óleo (usei de girassol)

 

Peneirar a farinha e o fermento para uma taça, juntar o açúcar (usei menos do que a receita original porque as laranjas eram mesmo doces) e misturar. Juntar o sumo de laranja e o óleo e mexer até ficar uma massa lisa.

Deitar a massa numa forma untada e levar ao forno por cerca de quarenta e cinco minutos (mais coisa, menos coisa).

Retirar do forno, deixar repousar na forma por uns minutos e desenformar (não sejam apressados como eu que desenformei logo, o que fez o bolo sair em duas partes - se fosse para rechear já não tinha o trabalho de o cortar ao meio, mas não...)

 

2 comentários

Comentar post