Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 10.06.24

das ervas

 

Beldroegas. Se antigamente as olhava de lado pois eram mais uma erva para arrancar (e se aquilo dá, até nas rachas do cimento!), de há alguns anos para cá, mais precisamente desde que vivi em Lisboa e de as ver em molhinhos no mercado de Algés, comecei a utilizá-las, quer em sopas quer em saladas.

São excelentes porque não têm manutenção nenhuma e aparecem pelo fim da primavera, quer se queira quer não! E nutricionalmente é só coisas boas: ricas em potássio e em ómega-3, vitaminas, magnésio, ferro e cálcio. Não lhes falta nada!!! Como a esta sopa, tradicional de algumas zonas do Alentejo. Um autêntico manjar, apesar da simplicidade.

 

Sopa de Beldroegas

 

20240607_201426.jpg

 

1 cebola picada

50 ml de azeite

1 molho de beldroegas

1 cabeça de alhos (inteira)

1 batata

Sal q.b.

2 ovos

1 pitada de colorau

1 queijinho curado de cabra

Pão alentejano em fatias

 

Alourar a cebola no azeite e de seguida adicionar as beldroegas em raminhos e a cabeça de alhos, lavada e sem as peles finas do exterior. Deixar levantar fervura, juntar a batata cortada em bocados não muito grossos, temperar de sal a gosto e cobrir com água. Deixar ferver em lume brando por quinze minutos e de seguida abrir dois buracos para escalfar os ovos.

Logo que os ovos estejam escalfados a gosto, retira-se a cabeça de alhos e separam-se os dentes da mesma. Serve-se a sopa ligeiramente polvilhada com colorau, alhos, pão e fatias de queijo de cabra.