Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 27.02.24

Dahl(e)

 

Depois do grão-de-bico, as lentilhas devem ser a leguminosa que prefiro. Gosto das verdes mas sou ainda mais fã das cor-de-laranja, quer pela cor que dão a um prato, quer pela rapidez com que cozem (e nem umas nem outras precisam de ser demolhadas, ao contrário das outras leguminosas).

Este prato, chamado Dahl, é típico da Índia e do Paquistão e pode ser confeccionado com lentilhas, ervilhas secas ou  grão-de-bico que são alimentos baratos e aportam muitos nutrientes, além das especiarias que não podem faltar nos pratos daqueles países.

Esta versão é muito fácil de fazer e não se acanhem se não tiverem garam masala; embora faça parte desta receita, já vi outras que não levam. O garam masala é uma mistura de especiarias que já se encontra à venda em vários supermercados.

Se andam curiosos para experimentar as lentilhas, comecem com esta receita. É uma maravilha e excelente para os dias de frio que têm estado.

 

Dahl de lentilhas cor-de-laranja

 

20240130_124533.jpg

 

1 colher de sopa de azeite

1 cebola picada

3 dentes de alho picados

1 pedaço de gengibre picado

1 colher de chá de açafrão das Índias (curcuma)

1/2 colher de chá de coentros em pó

1 colher de chá de caril

1 colher de chá de garam masala

2 tomates (usei congelados, pode ser enlatados)

1 copo de lentilhas cor-de-laranja

2 copos de água ou caldo vegetal

Sal q.b.

200 ml de leite de coco

Coentros ou salsa picados (opcional)

 

Lavar as lentilhas e escorrer num coador.

Aquecer o azeite num tacho e saltear a cebola, alho e gengibre até amolecer. Adicionar as especiarias (curcuma, coentros em pó, caril e garam masala) e deixar apurar por uns trinta segundos. De seguida juntar o tomate picado (de preferência sem pele), as lentilhas, a água ou caldo e metade do leite de coco. Deixar levantar fervura, verificar os temperos e adicionar sal caso seja necessário.

Deixar fervilhar em lume brando por meia hora adicionando mais água se começar a ficar sem molho. Ao fim deste tempo adicionar o restante leite de coco, deixar ferver mais uns cinco minutos e servir polvilhado com os coentros ou salsa picados, acompanhado de arroz basmati e pão Naan.

 

2 comentários

Comentar post