da época
Há quanto tempo não deixava uma receita de granola? É que granola é granola e as receitas até parecem todas iguais, só que não!
Esta receita em especial leva muita canela e só por isso fiquei cheia de vontade de experimentar já que a granola que tinha feito antes já tinha acabado.
Ficou excelente, aqui servida com queijo Quark e mirtilos de Sever do Vouga. Tão docinhos e mesmo na época deles.
Infelizmente este ano não vai ser realizada a tradicional Feira do Mirtilo pelas razões já sobejamente conhecidas mas localmente há muitos produtores a vender mirtilos e a zona oferece ainda belíssimas paisagens e praias fluviais por isso aprontem-se para um passeio a esta zona do país mas não esqueçam todos os cuidados a ter!
Cuidem-se.
Granola Tostada de Canela
¼ de copo de xarope de ácer
¼ de copo de manteiga de amendoim (na receita original é de amêndoa)
2 colheres de sopa de canela em pó
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
2 copos de flocos de aveia
½ copo de sementes de girassol (na receita original pede cajus e/ou nozes pecãs)
Aquecer o forno.
Numa taça misturar muito bem os primeiros cinco ingredientes. De seguida acrescentar os flocos de aveia e as sementes de girassol e envolver bem.
Deitar esta mistura num tabuleiro sobre uma folha de papel de ir ao forno. Espalhar bem e levar ao forno por dez minutos, remexer tudo e voltar a pôr no forno por mais dez minutos ou até estar bem tostadinho.
Deixar arrefecer e guardar num frasco com fecho hermético. Ou dividir com alguém, como eu fiz, que é para rapidamente poder experimentar outra receita
Nota: atenção aos minutos finais pois basta mais um minuto para passar de tostadinho a queimadinho! Cada forno tem um comportamento diferente por isso muita atenção.