Conservas
Já aqui deixei algumas receitas de Limão em Conserva, uma iguaria que é muito usada na cozinha do Magrebe e do Médio Oriente. Mas as que fiz até hoje foram apenas com dois ingredientes, limões e sal.
Desta vez optei por fazer uma versão que dizem ser ao estilo de Marrocos (onde nunca fui, devo ser a única!) e que ainda está a apurar. Vamos ver se é melhor do que as mais simples.
Limão em Conserva (estilo marroquino)
4 limões
2 colheres de sopa de sal (usei dos Himalaias)
3 raminhos de alecrim
1 folha de louro
1 malagueta
Lavar bem e secar um frasco de boca larga (pode ser das compotas)
Cortar os limões em rodelas, descartando as pontas. Espremer cada rodela para o frasco à medida que as vamos colocando, intercalando com sal. No fim pôr os raminhos de alecrim, a folha de louro e a malagueta, aberta para libertar mais sabor.
Calcar com uma colher de pau para libertar mais sumo e para que as rodelas fiquem quase todas submersas. Caso seja necessário espremer um limão ou dois para haver mais líquido a tapar as rodelas.
Deixar apurar por duas ou três semanas e de vez em quando abanar o frasco e calcar novamente as rodelas para que o líquido as cubra.
Pode-se usar em receitas que peçam limão, assados, saladas, estufados, tajines, etc. e o líquido pode ser usado para temperar mas atenção ao conteúdo de sal que acrescentamos.