Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 05.12.22

como diz?

 

O alabote é um peixe da familia das solhas, também conhecido por halibute (não confundir com a pomada Halibut). É muito rico em proteinas e muito pobre em gorduras e hidratos de carbono, o que o torna ideal para quem estiver a tentar fazer dieta. Também é agradável para as crianças já que não tem um cheiro forte a peixe e tem a carne branquinha.

Para temperar estes filetes usei uma mistura de sal com algas da Nova Zelândia que me ofereceram uns amigos de lá. As algas utilizadas na mistura [kawakawa, kelp, horopito] são utilizadas há séculos pelos Maoris devido às suas propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias e analgésicas. Mas pode ser temperado com sal e pimenta que é o que faço quando não tenho este sal temperado.

 

Filetes de Alabote

 

20221013_115847.jpg

 

2 filetes de alabote

Sal e pimenta q.b.

Sumo de 1 limão

2 dentes de alho

2 colheres de sopa de azeite

 

Cortar os filetes de alabote em 8 bocados. Temperar a gosto com sal e pimenta. Picar os dentes de alho e misturar com os filetes regando tudo com sumo de limão. Deixar repousar por uma hora.

Aquecer o azeite numa frigideira, adicionar os filetes e a marinada existente. Tapar a frigideira e deixar cozinhar por cerca de dez minutos.