Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 06.09.22

Como disse?

 

 

O chícharo, Lathyrus Sativus, é uma leguminosa bastante consumida para a região de Leiria, nomeadamente Alvaiázere que se denomina a Capital do Chícharo. Nos anos 30 do século passado foi um alimento muito importante na zona das Beiras e no Sul do país, chamavam-lhe a 'carne dos pobres' devido ao seu teor altamente alimentício, quer para humanos quer para animais. 

Atenção que o seu consumo exagerado pode provocar uma doença chamada ‘latirismo’ que se caracteriza por tremores e paraplegia embora o seu consumo esporádico não traga quaisquer contra-indicações.

Durante bastantes anos a farinha desta leguminosa esteve proibida em Espanha já que por altura da guerra civil espanhola, dada a pobreza associada, os chícharos eram a quase totalidade da alimentação dos pobres do campo e o seu consumo ao pequeno-almoço, almoço e jantar ao longo de meses ou anos provocou vários casos dessa doença nomeadamente na zona da Mancha onde um dos pratos mais populares é Gachas Manchegas, uma papa feita com a farinha de chícharo.

Relativamente ao seu aspecto, é como se um tremoço e um grão-de-bico tivessem um filho, é o que me parece o chícharo. Quanto ao sabor, é mais suave do que o do feijão e mesmo do que o do grão-de-bico. Deve ser demolhado por umas horas, como as outras leguminosas, e coze por cerca de uma hora em água abundante.

 

Chícharo

 

Sem Título.png

 

Nota: na foto pode ver-se um bocado de alga Kombu na água da demolha. Esta alga ajuda a minimizar o efeito dos gazes provocados pelas leguminosas. Um dia destes explico melhor, com dados científicos e tudo