Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Seg | 23.05.16

com papas e bolos

 

As papas de aveia são actualmente os meus pequenos-almoços preferidos. Primeiro porque de manhã cedinho está um briol que não se pode e nada melhor do que umas papas destas e uma caneca de chá para enfrentar o dia; segundo porque mudei de local de trabalho e tenho que fazer uma longa caminhada desde a estação, e o melhor é prevenir e armazenar energia para a subida que tenho de enfrentar; terceiro porque qualquer desculpa me serve

 

Papas de Aveia com Banana Caramelizada

 

porridge.jpg

 

1 copo de flocos de aveia

3 copos de água

1 pitada de sal

 

1 colher de chá de mel ou açúcar amarelo

1 colher de chá de manteiga de amendoim

Coco ralado tostado

Banana caramelizada

Canela em pó

 

Isto é muito fácil de fazer: Misturar os flocos com a água e o sal, levar ao lume, deixar levantar fervura e ir mexendo de vez em quando, por cerca de dez minutos.

Por norma faço esta quantidade ao domingo, guardo no frigorífico e vou gastando ao longo da semana, estão sempre prontas a usar bastando adicionar mais um pouquinho de leite para ficarem mais soltas e aquecer ligeiramente no micro-ondas. Depois é só pôr os extras, que vão variando.

Outra sugestão é alourarem um pouco de coco ralado numa frigideira ou no forno, deixar arrefecer e guardar num frasco. Aguenta-se por mais de 15 dias e vai-se usando sempre que é preciso.

A banana, basta alourar numa frigideira anti-aderente, não é necessário acrescentar qualquer gordura ou açúcar pois a própria banana, quando bem madura, tem açúcar suficiente para caramelizar. Também dá para fazer a mais e guardar no frigorífico embora fique melhor acabada de fazer e, convenhamos, demora menos de cinco minutos a caramelizar de um lado e de outro.

 

Portanto: fazer as papas e quando for para servir retirar uma porção, adoçar a gosto com mel ou açúcar amarelo, pôr por cima meia banana caramelizada, uma colherada de manteiga de amendoim, uma colher de sopa de coco ralado tostado e canela em pó q.b.

Mai’nada!

 

2 comentários

Comentar post