com... fusão
É isto que se chama fusão? Sabores nortenhos em receita italiana?
Não sei, mas lá que estava bom…
Espécie de Risotto de Alheira e Nabiças
1 cebola
2 dentes de alho
1 copo de arroz para risotto
½ copo de vinho branco
1 alheira de frango
1 mão-cheia de nabiças
1 litro de água a ferver ou mais se necessário
Primeiro escaldar as nabiças em água a ferver. Escorrer e reservar a água para o risotto. Cortar as nabiças em três.
Num tacho alourar a cebola em azeite, juntar o alho picado e deixar ganhar um pouco de cor. Adicionar o arroz e envolver para que fique com gordura por todo.
Juntar o vinho de uma vez e mexer deixando evaporar. A seguir junta-se a alheira sem pele e cortada em pedaços. Com as mexedelas vai acabar por se desfazer mas não faz mal. Depois juntam-se as nabiças.
A partir daqui vai-se juntando água a ferver (usar a de cozer as nabiças) aos poucos, uma concha de cada vez, mexer, deixar evaporar e juntar mais água. Sempre de barriga colada ao fogão a mexer o tacho e com poucas evasivas ou aquilo pega num instante!
Verificar os temperos. Não precisei juntar sal porque a alheira era bem apetitosa.
Quando o arroz estiver no ponto de cozedura deve haver molho, não deve estar seco.
Servir de imediato.