Cataplana
Da raia posso dizer que a melhor característica é não ter espinhas como as dos outros peixes, tem antes umas cartilagens que não incomodam e que facilmente se retiram depois de cozinhado. Não é o meu peixe favorito, longe disso, mas de vez em quando e na senda da diversificação, lá calha preparar-se uma refeição com raia. Esta foi a última e ficou bem saborosa.
Embora tenha usado Ras-el-hanout, que é uma mistura de especiarias proveniente do Norte de África, nomeadamente Marrocos, pode ser omitido ou substituido por açafrão das Índias ou mesmo por caril. Já fiz com estas substituições e funcionou muito bem.
Raia na Cataplana
(antes de ir ao lume)
1 cebola em rodelas
4 batatas
1 batata-doce
4 postas de raia
Pimento vermelho/amarelo a gosto
1 malagueta
Ramos de salsa
1 dente de alho bem picado
1 colher de chá de Ras-el-hanout
1 colher de chá de colorau
Sal q.b.
100 ml de vinho branco
100 ml de polpa de tomate
100 ml de água
50 ml de azeite
Colocamos mais de metade da cebola em rodelas no fundo da cataplana. Por cima pomos rodelas de batata e batata-doce. De seguida dispomos a raia, o pimento e a malagueta em rodelas. Picamos o alho muito fininho e espalhamos sobre a raia bem como as restantes rodelas de cebola e a salsa. Polvilhamos com o ras-el-hanout e o colorau e temperamos com sal.
Numa caneca misturamos o vinho, a polpa de tomate e a água. Deitamos na cataplana e por cima de tudo um fio generoso de azeite.
Tapamos a cataplana e levamos a lume forte até levantar fervura, depois baixamos o lume e deixamos cozer por cerca de trinta minutos. De vez em quando podemos abanar a cataplana para assentar os ingredientes.