calores, que não são de verão
Menopausa. Já toda a gente ouviu falar, nem toda a gente tem
Há quem faça terapia de substituição hormonal (TSH). Conheço imensa gente que faz e não quer outra coisa. Eu optei por desistir porque ao fim de um mês a fazer TSH estava num ponto em que poderia sem qualquer problema tornar-me numa assassina em série, tais eram os efeitos nocivos que aquilo me fazia! Deixava-me sem dormir, infeliz, zangada, furiosa, raivosa, inquieta, agressiva, apreensiva, ansiosa, e outras que já não me lembro. Por isso desisti e comecei a procurar algo que me ajudasse, principalmente com ‘os calores’.
Depois de muita leitura decidi experimentar algo para as dores das articulações (só vos digo, estiveram a vida toda à espera de saírem cá para fora!!!) e para os tais calores. Quanto às dores de articulações acabei por me habituar a elas e de vez em quando tomo qualquer coisa natural. Já para os afrontamentos decidi experimentar o pó de Maca Peruana, à venda em lojas de produtos naturais e até em grandes supermercados, de fácil acesso portanto. Ao fim de dois meses os calores eram uma ténue lembrança, de vez em quando fazem-se notar mas de um modo muito soft, nada que não se aguente.
Agora, o sabor da maca, bem... o sabor da maca não é o melhor do mundo, posso garantir que não. E por isso acabo por arranjar maneira de o disfarçar seja com o kefir (assim só se estraga uma casa já que o kefir, enfim...), com iogurte, com leite e cacau em pó e também em batidos, como este.
Batido de Banana e Maca Peruana
1 banana
250 ml de leite
1 colher de chá de mel
1 colher de chá de manteiga de amendoim
1 colher de chá de Maca Peruana
Juntar os ingredientes no copo da varinha mágica e triturar.
Servir de imediato.