Cabaça
Chamem-me básica mas para mim não há coisa melhor do que aproveitar as borlas da natureza. Na semana passada estive uns dias na zona de Fátima, em casa de uns amigos, que têm mesmo à porta uma imensidão de ervas que nascem espontaneamente nos terrenos baldios e servem para várias receitas. Uma delas chama-se verças e usa um ror de ervas, desde serralha a papoilas.
Desta vez havia tanta acelga que optei por apanhar apenas dessas já que as outras ainda estão a despontar. As acelgas bravias são praticamente iguais às outras, com a diferença de que não geram talos tão largos como as cultivadas.
Aproveitei para fazer um prato inspirado noutro que também é comum na região de Fátima e que se faz com abóbora-porqueira. Antigamente esta abóbora era usada, como o nome indica, para alimentar os porcos; actualmente serve para isso e também para a alimentação humana. Na zona onde vivo sempre ouvi chamarem-lhe cabaça.
Estufado de Abóbora-porqueira e Acelgas
1 cebola pequena
3 colheres de sopa de azeite
350 grs de abóbora-porqueira
200 grs de acelgas
Sal e pimenta q.b.
Amolecer a cebola no azeite num tachinho. Adicionar a abóbora em cubinhos e temperar com sal e pimenta a gosto. Tapar o tacho e deixar refogar em lume brando, adicionando uns golinhos de água a ferver se necessário. Passados uns quinze minutos adicionar as acelgas cortadas em tiras, mexer e rectificar os temperos. Adicionar mais um pouquinho de água, se necessário, apenas o suficiente para não agarrar ao fundo e deixar refogar por mais dez minutos.
Servir como acompanhamento.