Boa energia
Mais uma prova de que com poucos ingredientes se conseguem fazer coisas muito saborosas além de energéticas. A energia aqui é dada pelas tâmaras que mereciam uma publicação só para elas mas para já deixo aqui alguns factos ao estilo 'fáite dáivers' [faits-divers]:
- As tâmaras são o fruto de uma palmeira (Phoenix dactylifera) e existem há uns milhares de anos. Crê-se que tenham aparecido nas margens dos rios Nilo e Eufrates, no Egipto e Mesopotâmia, lá para onde Judas perdeu as botas, ou como diz um amigo meu: passamos as botas que Judas perdeu e ainda temos que andar um bom bocado
- As tâmaras são ricas em açúcar, fibra, vitaminas e minerais, razão pela qual são utilizadas para quebrar o jejum no Ramadão.
- Assim de repente, importa saber que são ricas em taninos, taninos estes que ajudam a parar hemorragias e são anti-inflamatórios.
- São ricas em betacarotenos (excelente para a visão), ricas em ferro, potássio, cálcio, manganésio, magnésio e cobre e vitaminas A, B e K. Uma fartura!
- São calóricas? Sim, um bocado, mas dão cá uma energia que também não é preciso comer muitas!
- Sabem a caramelo.
Bolinhas de Coco e Caramelo
150 grs de tâmaras sem caroço
150 grs de amêndoa ralada
50 grs de coco ralado
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 pitada de sal
Coco ralado extra para envolver as bolinhas
Triturar todos os ingredientes (excepto o coco extra) e moldar bolinhas pequenas. Rolar em coco ralado e guardar no frigorífico. Duram até duas semanas.