Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Qui | 27.03.25

Blood Orange

 

As laranjas sanguíneas ou laranjas de sangue são da mesma família das laranjas comuns (Citrus sinensis) e, ao contrário do que muitos (ou só dois ou três) pensam, não têm nada a ver com toranjas. São originárias do sul do Mediterrâneo e em Espanha e Itália têm mesmo denominações de origem protegidas. Os dias muito quentes e as noites frias destas zonas são o que proporciona a formação dos pigmentos das laranjas sanguíneas.

Quando as vi pela primeira vez ao vivo, há bastantes anos, fiquei logo com vontade de ter uma laranjeira dessas. Andando para a frente uma vintena de anos, cá tenho a laranjeira, ainda pequenina, mas que já vinha com duas laranjas. Considerando que NUNCA tinha provado este tipo de laranja, deixo aqui duas observações (que complementei com a ajuda do senhor google):

1 - as laranjas sanguíneas são mais pequenas do que as laranjas 'normais';

2 - as laranjas sanguíneas são doces mas com um travo ligeiramente ácido, como se fosse uma mistura de laranja com framboesa;

3 - (ninguém disse que eu sabia contar) as laranjas sanguíneas têm a sua cor 'derivado de' umas coisas chamadas antocianinas, que são um pigmento encontrado em muitos alimentos (mas não nos citrinos!) e que são responsáveis pelas cores avermelhadas, roxas e azuis de frutas, flores e folhas de inúmeras espécies.

4 - têm o mesmo teor de vitamina C das outras laranjas e são iguais em quase tudo menos na cor, que lhes confere muito mais propriedades antioxidantes, anticancerígenas, anti-inflamatórias e que ajudam a combater doenças do coração (até corações partidos).

 

Laranja Sanguínea (Blood Orange)

 

20250223_113841-COLLAGE.jpg

 

Nota: na foto rodelas de laranjas e de laranjas sanguíneas