Better than Takeout!
O que eu gosto de comida a atirar para o exótico. E de preferência com ingredientes que actualmente já se encontram em todos os supermercados e fazem parte do nosso dia-a-dia. Há dez anos se calhar eram uma novidade, agora existem por todo o lado e têm preços muito em conta.
Quando vi esta receita decidi logo fazê-la porque tinha tudo o que precisava em casa. A particularidade destes ingredientes mais exóticos é que compramos um frasquinho e dura, dura, dura…
Massa Chinesa com óleo picante de sésamo
1/3 de copo de óleo de amendoim
6 dentes de alho ralados
1 pedaço de gengibre ralado
2 colheres de chá de piripiri em flocos
¼ de copo de sementes de sésamo
240 grs de massa chinesa
½ copo de molho de soja
¼ de copo de vinagre de arroz
1 colher de sopa de mel
2 colheres de sopa de molho piripiri
½ copo de água (pode ser de cozer a massa)
200 grs de carne de porco picada
1 cebola cortada em meias luas
2 cebolinhas
Para fazer o óleo picante: num tachinho pôr o óleo com os alhos e gengibre ralados e o piripiri. Levar a lume brando e deixar fritar por uns minutos (sem deixar queimar o alho). De seguida juntar as sementes de sésamo e deixar mais uns segundos e retirar do lume. Deitar numa taça e reservar.
Entretanto coze-se a massa de acordo com as instruções da embalagem, normalmente é bastante rápida a cozedura da massa chinesa.
Numa taça juntar o molho de soja, o vinagre de arroz, o mel, o piripiri e a água.
Aquecer o wok com um pouco de óleo e saltear as cebolas e as cebolinhas juntamente com a carne picada por uns minutos, até a cebola amolecer e a carne perder a cor de crua. Pôr a mistura de soja por cima, deixar levantar fervura e ferver mais uns minutinhos. De seguida juntar a massa escorrida e duas colheradas do óleo picante.
Servir de imediato salpicado com mais cebolinha picada e com a taça de óleo picante para quem quiser acrescentar mais.
Nota: Pode-se omitir a carne picada e fazer deste um prato vegetariano