bela colheita
Aqui há uns meses comprei um vasinho de manjericão que devia ter uns vinte ou trinta pés, muitos mais do que é costume. Passei-os para a horta e cresceram de tal maneira que mesmo a dar molhinhos acabo por ter imenso para gastar.
Ora toda a gente sabe que o molho Pesto é uma das melhores maneiras de gastar manjericão, primeiro porque é muito saboroso e segundo porque podemos ter uma montanha de folhas do nosso tamanho mas depois de lhe metermos a varinha mágica em cima, reduzem-se como o ordenado ao fim de dois dias.
Esta receita não é tecnicamente molho Pesto (teria que levar queijo Parmesão e pinhões para ser e se, quanto ao queijo, não é lá da minha preferência, quanto aos pinhões não estou já em idade de ir assaltar um banco para os poder comprar) mas fica muito boa na mesma e se fizermos grande quantidade, até porque o manjericão quanto mais se corta mais dá, podemos sempre congelar em porções para usar mais tarde.
Molho de Manjericão com Pevides de Abóbora
1 molhinho de manjericão (apenas as folhas)
50 ml de azeite
15 ml de sumo de limão
1 dente de alho
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
15 grs de pevides de abóbora
Triturar todos os ingredientes com a varinha mágica e servir conforme apeteça: com qualquer tipo de massa, em sanduiches, para temperar saladas, etc.