¡Ay caramba!
É preciso ter coragem para chamar paelha a este prato. Felizmente estamos do lado de cá e o mais certo é não haver nenhum ‘nuestro hermano’ a ler isto, senão era capaz de ser apedrejada pela heresia
É que em Espanha, principalmente em Valência, chamar paelha a um prato obedece a critérios tão rigorosos que uma pessoa até podia pensar que as piores paelhas que já comeu não foram servidas em Espanha…
Ó amigos, atinem!
Paelha Mista
1 cebola picada
1 febra de porco (cerca de 150 grs)
15 gambas
Azeite q.b.
1 tomate bem grande, maduro
¼ de pimento vermelho
1 copo de arroz agulha
Água de cozer as gambas
150 grs de vagens
1 envelope de estames de açafrão (se não tiverem pode ser usada 1 colher de chá de açafrão das Índias)
Descascar as gambas. Cozer as cabeças e as cascas em água (cerca de um litro) e reservar a água.
Numa paella ou tacho largo alourar a cebola picada no azeite. juntar a febra cortada em quadradinhos e fritar. Adicionar o tomate e o pimento picados. Mexer e deixar refogar uns minutos.
Juntar o arroz e mexer para envolver no tomate. Temperar com sal a gosto e adicionar a água de cozer as gambas e os estames de açafrão e mexer (não voltar a mexer, se necessário abanar o tacho ao longo da cozedura).
Por cima espalhar as vagens cortadas em pedaços de dois cms e as gambas descascadas. Deixar cozer sem tapar e ver se é necessário acrescentar mais um pouco de água. Deve ficar seco e o arroz do fundo até um pouquinho agarrado ao tacho (é o chamado ‘socarrat’ das paelhas).
Nota: O arroz utilizado em Espanha para fazer paelhas é de uma variedade chamada ‘bomba’ mas como não tinha utilizei arroz agulha