Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 14.05.19

auto cultivo

 

De vez em quando compro um fardo de produção de cogumelos, tenho tido sorte com os Pleurotos que compensam em quantidade o custo do fardo além de que é uma alegria vê-los crescer de dia para dia. Da última vez aproveitei para fazer isto.

 

Risoto de Cogumelos Pleurotos

 

20180224_192801.jpg

 

250 grs de cogumelos Pleurotos

1 colher de sopa de azeite

1 cebola picada

2 dentes de alho picados

1 copo de arroz ‘gordo’

1 dl de vinho branco.

Sal e pimenta q.b.

Caldo de legumes a ferver (ou água) q.b.

1 colher de sopa de manteiga

Salsa picada

 

Numa frigideira salteiam-se os cogumelos num fio de azeite e temperados com sal e pimenta a gosto. Reservam-se.

Num tachinho aquece-se o azeite. Junta-se a cebola e os dentes de alho picados e deixam-se alourar. Adiciona-se o arroz, mexendo bem e acrescenta-se 1 dl de vinho branco. Deixa-se evaporar e adiciona-se meio copo de caldo, mexendo  sempre. Quando o líquido evapora, junta-se mais um bocado, continuando a mexer. (Esta é uma receita que obriga a estar ao pé do fogão, sempre a mexer, mas compensa).

À medida que vai evaporando vai-se juntando mais líquido, nota-se que o molho vai ficando cremoso enquanto o arroz coze. No fim deve-se ter gasto cerca de cinco copos de caldo de legumes a ferver, um bocadinho de cada vez. Verificar se é necessário adicional sal.

Quando estiver pronto, adicionam-se os cogumelos salteados e a manteiga e envolve-se bem. Polvilha-se com a salsa picada e serve-se de imediato.

 

20180224_202118.jpg

 

Nota: A manteiga é para que o molho ainda fique mais macio e neste caso é usada em vez de queijo parmesão, normalmente utilizado em risotos mas que neste caso iria ofuscar os outros sabores mais suaves.