Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Sex | 24.05.24

Arroz da Festa

 

De vez em quando escrevo uns contos e participo em concursos. O último foi o da Biblioteca Municipal de Estarreja - Correntes de Imaginação - e o tema era 'O cultivo do arroz', que é actividade com grande tradição nesta zona.

O protagonista do meu conto era um engenheiro agrónomo e produtor de arroz carolino (Oryza sativa L.), que também se ajeitava na cozinha:

"embora eu também me aventure na cozinha e tenha uma versão de arroz-doce com água de flor de laranjeira e cardamomo. E por cima, em vez de canela, leva raspa de laranja. Tem que experimentar!"

Para celebrar a história, com que ganhei o primeiro prémio, decidi recriar a receita de que falava o meu protagonista. Inspirei-me em sabores Indianos e do Médio Oriente, deixei de fora os ovos e o resto, como diz o outro,  é história.

 

Arroz-doce com Água de flor de laranjeira e Cardamomo


20240521_144410.jpg

 

100 grs de arroz carolino

1 pitadinha de sal

Água q.b.

1 litro de leite

12 vagens de cardamomo esmagadas

2 tiras de casca de laranja

150 grs de mel

1 colher de sopa de farinha Maizena

1 colher de chá de açafrão das Índias

1 colher de sopa de água de flor de laranjeira

Raspa de laranja

 

Lavar o arroz e pôr num tachinho, cobrir com água e deixar cozer até evaporar a água (cerca de quinze minutos).

Entretanto pôr o leite num tacho, adicionar a casca de laranja e as vagens de cardamomo e deixar levantar fervura. Quando o arroz estiver sem água, transferir para o tacho com leite e mexer. Deixar ferver em lume brando por cerca de quarenta minutos. De seguida adicionar o mel e verificar se está doce o suficiente.

Dissolver a farinha Maizena e o açafrão das Índias num pouquinho de água e juntar ao arroz, mexendo até engrossar. Por último, adicionar a água de flor de laranjeira e colocar em taças. Polvilhar com raspa de laranja e servir frio.

 

2 comentários

Comentar post