Aprovado
Para estrear um presente de Natal - um tacho daqueles que quase precisamos de um guindaste para lhe levantar a tampa quanto mais o tacho já com coisas lá dentro - aproveitei uma receita que adoro e faço imensas vezes desde a primeira vez que experimentei, lá para os idos de há muito tempo atrás e que também foi a primeira receita de carne aqui no blogue, quando ainda nem fotografias acompanhavam as receitas.
Acerca do tacho: Maravilha, com a tampa funciona como um forno mesmo quando usado no fogão. Não é à toa que este tipo de tachos de ferro fundido se chama "dutch oven" ou seja, forno holandês;
Acerca da receita: Basta dizer que é da Nigella Lawson, uma das minhas musas na cozinha.
Frango com limão, alho e tomilho
Num tabuleiro de ir ao forno pomos um frango partido em bocados grandes, uma cabeça de alho – os dentes todos separados mas com a pele - um limão cortado em oito bocados (casca e tudo) uma mão cheia de tomilho (pode-se usar alecrim ou orégãos se não houver tomilho à mão) e uma boa golada de azeite (para os perfeccionistas ou aqueles que não sabem quanto é uma golada, são aí uns dois decilitros... na minha medida).
Mexer isto tudo muito bem e espalhar na assadeira, de preferência que tenha tampa. Por cima despeja-se um copo de vinho branco e um copo de água e salpica-se com pimenta preta moída na altura e uma pitada de sal grosso. Tapa-se com a tampa ou se não tiver tapa-se com folha de alumínio.
Vai ao forno cerca de de hora e meia a 160ºC. Depois aumenta-se para 200ºC durante cerca de 20 a 30 minutos. No fim o limão fica caramelizado e os dentes de alho são excelentes para barrar no pão, basta carregar num com a faca que a polpa sai inteira.