Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Ter | 18.05.21

aplicadinhos

 

A última vez que fui à Grécia foi em 2007 (calma, não pensem que ando sempre a ir à Grécia, fui só duas vezes, a primeira em 1988).

Das duas vezes (e de certeza as próximas, se lá puder ir) o que mais me agradou foi a comida. Ia dizer que o que mais me agradou foi tudo e não estaria a mentir, mas objectivando à cause das receitas, o que mais me agradou foi a comida, os cheiros da comida, a comida vendida nas ruas, a comida vendida nos mercados.

Mesmo com esses anos todos entre as duas viagens e com a CEE (era o que se chamava na altura) a dar as cartas cá e lá, a verdade é que eles conseguiram manter-se mais fieis ao que eram enquanto povo do que nós. Não foram logo a correr normalizar e calibrar tudo como nós, armados em alunos cumpridores, que passámos de acolhedoras tabernas de balcão de mármore a frios balcões de aço inoxidável…

 

Coxas de Frango assadas à Grega

 

IMG_20210404_111920.jpg

(antes de ir ao forno)

100 ml de azeite

Sumo de um limão

1 colher de chá de raspa de limão

1 colher de chá de piripiri

1 colher de sopa de alho ralado

2 colheres de sopa de orégãos frescos (ou secos)

Sal q.b.

3 coxas e pernas de frango do campo

Batatas novas q.b.

1 cabeça de alhos

1 cerveja (330 ml)

 

Numa taça misturar o azeite, sumo e raspa de limão, piripiri, alho ralado, orégãos e sal. Envolver as coxas de frango e as batatas nesta marinada e deitar numa assadeira. Espalhar os dentes de alho sobre a carne e o que sobrar do limão, cortado em quartos. Deitar a cerveja sobre a carne e tapar a assadeira com papel de alumínio. Levar ao forno por cerca de uma hora e meia. Se necessário acrescentar mais líquido (água a ferver) e rever os temperos.

Servir com legumes salteados.

 

1 comentário

Comentar post