Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 23.01.24

Ao castelo

 

Há mais de 500 anos que as Fogaças são uma tradição em Santa Maria da Feira. O dia delas é celebrado a 20 de Janeiro embora se possam encontrar Fogaças à venda ao longo de todo o ano. Sempre fui muito apreciadora de Pão Doce (regueifas, carreiras, fogaças, folares, etc.) e prefiro-o aos doces conventuais que acho exageradamente doces.

Esta receita de Fogaça é a que a minha irmã faz e que lhe foi dada por uma colega de trabalho que era de Santa Maria da Feira. Não sei se é a receita original mas é a que fazem em casa dessa senhora e é muito boa. Esta foi a minha primeira experiência a fazer fogaças (já a comê-las, sou uma expert!)

 

Fogaça

 

20230407_094858-COLLAGE.jpg

 

40 grs de fermento de padeiro fresco

5 dl de leite morno

1 colher de sopa de margarina

300 grs de açúcar

1 colher de chá de sal fino

1 Kg de farinha

Erva-doce q.b.

1 gema de ovo

 

Dissolver o fermento e a margarina no leite morno e juntar o açúcar e o sal e mexer. Adicionar a farinha e a erva-doce e amassar até que a massa se despegue das mãos. Colocar a massa numa bacia untada com óleo e, se quisermos seguir a tradição, benzer com a frase "Deus te aumente, Deus te acrescente".

Deixar levedar até duplicar de volume. Cortar a massa em dois ou três bocados e moldar cada um num rolo comprido mas que é mais fino num dos lados. Espalmar este rolo ligeiramente e começar a enrolar pelo lado mais largo como se estivéssemos a fazer uma pirâmide.

Repetir o processo com a restante massa e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal polvilhado com farinha. Deixar levadar novamente por cerca de meia hora. Antes de ir ao forno dar quatro golpes no topo da massa com uma tesoura para imitar as torres do castelo da Feira e pincelar com a gema batida.

Levar a forno quente por quarenta minutos. Depois de cozidas retirar do forno e deixar arrefecer. Segundo a tradição local, as fogaças não devem ser cortadas com facas, antes devem ser separadas com as mãos.

 

 

4 comentários

Comentar post