alternativas
Costumo comer pouco ao jantar o que significa que passadas duas horitas dou comigo a fazer raides à despensa para ver o que é que pode marchar.
Normalmente há biscoitos dos que costumo fazer, numa tentativa de pelo menos comer algo menos danoso para o colesterol e saúde em geral do que os alimentos processados que nos tentam nas prateleiras dos supermercados. Uma das alternativas que aprecio bastante é uma mistura de frutos e sementes secos que, consumida com moderação, ajuda a saciar o bichinho da larica e é muito agradável.
Atenção à quantidade! Um punhado por dia é suficiente. É que os frutos secos são bastante 'gordos' em calorias embora sejam também ricos em fibras, antioxidantes, vitaminas e minerais, dos que são bons para o coração em beneficiam a saúde em geral.
E não. Lamento informar mas aqueles frutos secos tostados com sal que há à venda nos supermercados não são a mesma coisa. É que além do sal, a maioria deles são tostados em óleo (leiam os ingredientes e vejam lá se não é verdade).
Frutos secos tostados com canela
Aquecer uma frigideira antiaderente e tostar ligeiramente uma mistura de frutos e sementes secos (usei amêndoa, noz-pecã, castanha do maranhão, sementes de girassol e pevides de abóbora).
Depois de tostado a gosto retirar do lume e acrescentar arandos secos e uma colher de chá de canela. Mexer para envolver bem os frutos com a canela, deixar arrefecer e guardar.