Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Seg | 14.03.16

alternativas

 

Uma amiga minha descobriu há pouco tempo que tinha intolerância quer à lactose quer à frutose. Doenças da moda, pensamos nós e pensava ela até lhe ter sido diagnosticado 

O que é certo é que se ouve cada vez mais falar desse tipo de intolerâncias. Se calhar sempre existiram só que não eram bem diagnosticadas e também não havia tanta informação, e tão rápida, sobre esses casos.

Para ajudar, dei-lhe esta receita, já que o ‘leite’ de aveia que existe à venda é caríssimo e se o fizermos em casa fica muito mais em conta e não dá quase trabalho nenhum a fazer. Já comprovei!

 

‘Leite’ de Aveia

 

IMG_5036.JPG

 

 

40 grs de flocos de aveia

6 tâmaras sem caroço

1 litro de água

1 pitada de sal (opcional)

1 colher de chá de extracto de baunilha (opcional)

 

Pôr os flocos de aveia de molho por umas horas cobertos com água. Ao fim desse tempo (pode ficar de uma dia para o outro) escorrer e deitar fora a água onde estavam. Pôr os flocos demolhados no liquidificador com um litro de água, as tâmaras cortadas em bocadinhos e os restantes ingredientes, se usar (não usei). Liquidificar até ficar tudo bem derretido.

Coar, voltar a coar e se quisermos uma bebida ainda mais fina, voltar a coar. No todo coei três vezes com um coador de plástico, nada de utensílios complicados. Depois de coado, guardar no frigorífico (dura até cinco dias).

Pode-se usar como se usa o leite de vaca, para fazer batidos, para fazer sobremesas, ou para beber assim simples.

 

Nota: não esquecer de abanar antes de usar já que tem tendência a separar a parte mais pesada da água.

4 comentários

Comentar post