alquimista
Aqui há uns dias vi esta receita e como me pareceu uma maneira diferente de fazer Strogonoff, experimentei. Ficou muito bom, adaptei ao que tinha em casa e não é nada complicada de fazer.
Tem uma parte mais complicada para quem não está habituado que é o flamejar.
Eu gosto imenso de atear o fogo a uma frigideira e ver aquilo a fazer chama, é mais uma daquelas coisas em que a cozinha parece mesmo a gruta de um mago e tudo o que lá se passa é pura alquimia
Strogonoff de Frango
2 peitos grandes de frango costados em cubos
1 pitada de sal
1 colher de chá de pimentão em pó
4 dentes de alho ralados
1 colher de sopa de farinha
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de molho Inglês
2 colheres de sopa de brandy
2 colheres de sopa de mostarda Dijon
3 colheres de sopa de polpa de tomate
100 ml de natas
Misturar os cubos de frango com o sal, o pimentão, os alhos e a farinha.
Aquecer o azeite e a manteiga numa sertã grande e saltear a cebola até dourar. Misturar o frango e deixar alourar de todos os lados.
Adicionar o molho Inglês e o brandy, deixar evaporar por uns segundos e depois chegar um fósforo aceso de modo a ficar tudo em chamas. Deixar as chamas apagarem por si, isto demora uns segundos, e depois juntar a mostarda e a polpa de tomate. Mexer bem e deixar cozer por uns minutos. Se necessário acrescentar um pouco de água de modo a que fique um molho espesso. Adicionar as natas, envolver e servir com arroz branco e espargos grelhados.
Nota: fazer a parte do flamejar com muito cuidado e apenas se se sentirem confortáveis com esta cena de ter a frigideira a arder, senão não cheguem fósforo nenhum e deixem apenas evaporar o álcool! E nunca, NUNCA, virar o álcool directamente da garrafa para a frigideira. Retirar a quantidade pretendida (neste caso duas colheres de sopa) para um recipiente e é isso que vamos deitar na frigideira.