Ah...
Se já ouviram falar em 'espiralizadores' sabem que não são nem aspiradores nem daquelas coisas que se metem no nariz para ajudar a desentupir. Pois, nada disso. Os espiralizadores são umas maquinetas que parecem um passe-vite e servem para transformar alguns vegetais em tiras fininhas, tipo esperguete, e são a coqueluche de quem optou por uma dieta com mais vegetais do que hidratos de carbono.
Essas maquinetas, à venda em sites e em lojas especializadas em utensílios de cozinha, não são lá muito baratas (considerando que a sua utilização é um bocado limitada) e ocupam algum espaço. E não, eu não tenho nenhuma.
Mas não é por falta de alfaias todas XPTO que deixo de fazer aquilo que me apetece. Por isso, entre a mandolina e um aparelhinho que parece uma afiadeira, ambos comprados por quantias irrisórias no Lidl (passe a publicidade, já disse que eles não me pagam) consegui espiralizar curgetes para fazer um acompanhamento num dia em que não estava a apetecer nem batatas, nem massa nem arroz.
Esparguete de Curgete
3 curgetes espiralizadas
1 dente de alho ralado
2 colheres de sopa de azeite
Sal e pimenta q.b.
Aquecer o azeite numa frigideira, alourar ligeiramente o alho ralado e adicionar os fios de curgete. Temperar com sal e pimenta, deixar apurar por uns cinco minutos mexendo de vez em quando e servir.