afinal dá!
Gosto bastante de croquetes, rissóis, chamuças e essas comidas pequenas que tanto servem de aperitivo como podem ser uma refeição.
É raro fazer este tipo de iguarias porque são fritos e acabam por ficar muito gordurosos. Mas, nada que não tenha solução e ao fim de algum tempo a ouvir uma colega dizer que comprava uns croquetes que eram próprios para ir ao forno (só que bem mais caros do que os normais) decidi tirar a teima e ver se os croquetes normais também vão ao forno.
Vão e ficam ainda melhores! Mais tostados, mais crocantes, mais sequinhos.
Experimentem.
Croquetes no Forno
1 colher de sopa de tempero
3 colheres de sopa de azeite
500 grs de sobras de carne picadas
1 colher de sopa de farinha
200 ml de leite
Noz moscada, pimenta, coentros em pó q.b.
1 colher de sopa de mostarda
Sumo de ½ limão
1 ovo batido
Para panar:
Farinha q.b.
Pão ralado q.b. (usei pão rijo que ralei)
2 ovos batidos
Usei uma mistura de bife, costeletas, vitela e cabrito assados. Tudo moído no robot de cozinha.
Num tacho alourar o tempero no azeite. Juntar a carne picada e mexer. De seguida polvilhar com a farinha e juntar o leite mexendo bem para envolver e não deixar pegar ao fundo do tacho. Temperar com noz moscada, pimenta e coentros em pó e sal se necessário. Adicionar uma colher de sopa de mostarda e o sumo de limão e continuar a mexer até descolar do fundo.
Fora do lume adicionar o ovo batido e mexer bem. Deitar num tabuleiro e levar ao frio para arrefecer e ficar uma massa mais moldável.
Formar os croquetes (molhar as mãos com água para não se agarrarem) e passar por farinha, ovo e pelo pão ralado. Pôr num tabuleiro forrado com papel de ir ao forno e levar a forno quente por cerca de meia hora, virando os croquetes a meio do tempo para que fiquem dourados por todo.
Servir com salada fria de batata.
Nota: pode-se substituir o tempero por uma cebola e um dente de alho picados