Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Ter | 12.07.22

açordas & picles

 

Já desisti de cultivar beterrabas porque praticamente não crescem e deixam-me frustrada por ter gasto água para as regar para nada. E como por esta altura há baterrabas tenrinhas por esses mercados, aproveito que estão de maré e compro algumas para fazer picles.

Quem preferir pode usar daquelas que são vendidas em vácuo, já cozidas. Quando não há das frescas é com essas que me desenrasco.

Agora apenas como curiosidade: nós temos uma expressão para quando estamos metidos numa trapalhada, dizemos que estamos 'numa açorda'. Os americanos têm uma expressão idêntica mas eles dizem que estão 'in a pickle'. Ora aqui está uma receita de picles que não nos deixa numa açorda...

 

Beterrabas em Picles

 

20220706_125056.jpg

 

4 beterrabas cozidas ou assadas

250 ml de vinagre de cidra

125 ml de água

1 colher de chá de grão de pimenta (usei preta e vermelha)

5 cravinhos

1 colher de sopa rasa de açúcar amarelo

 

Cortar as beterrabas às rodelas e colocar num recipiente que possa ser fechado hermeticamente. Usei um de vidro, tipo pyrex, com tampa plástica

Num tachinho deixar ferver todos os restantes ingredientes. Deixar ferver por cinco minutos e deitar sobre as beterrabas. Tapar de imediato e deixar arrefecer. Guardar no frigorífico. Fica melhor após alguns dias e aguenta semanas.