acabou a greve?
Parece que as galinhas já deixaram de fazer greve e mal o ano novo começou acabou a falta de ovos que se fazia sentir por todo o lado desde antes do Natal, fossem caseiros, no mercado, em supermercados, parecia que quando mais necessários eram, mais faltavam... preparemo-nos para a Páscoa pois acho que vai acontecer o mesmo.
Enquanto os há (e eu tenho a sorte de conseguir dos caseiros) aproveitemos receitas onde eles possam brilhar. Como não sou fã de pão-de-ló nem de ovos moles, prefiro-os assim, numa cama de verduras.
"Ovos-moles"
4 ovos
1 cebola picada
1 dente de alho picado
1 raminho de salsa picado
2 colheres de sopa de azeite
300 grs de brócolos cozidos
1 colher de sopa de farinha de trigo
250 ml de leite
Sal, pimenta e noz-moscada q.b.
Cozer quatro ovos contando cinco minutos mal a água levantar fervura. Retirar ao fim desse tempo para uma taça com água fria. Descascar quando possível com cuidado pois estão moles na gema. Cortar ao meio e reservar.
Alourar a mistura de cebola, alho e salsa num tacho e quanto estiver amolecido adicionar os brócolos cozidos cortados em bocados. Mexer e temperar a gosto com sal e pimenta ou outro tempero a gosto. Salpicar uma colher bem cheia de farinha sobre a mistura de brócolos e mexer bem para não agarrar. Adicionar o leite (ou a água de cozer os brócolos) e temperar com noz-moscada a gosto. Mexer até engrossar e retirar do lume.
Deitar esta mistura numa assadeira ou pyrex pequenos e por cima colocar as metades dos ovos com a gema voltada para cima. Salpicar com pimenta preta e levar ao forno por cerca de quinze minutos.
Servir com pão ligeiramente tostado.