Aaaldra!
Quando era miúda, eu e os meus irmãos tínhamos a mania de dizer 'Aldra' sempre que achávamos que outro estava a mentir. Em vez de Aldrabão, dizíamos Aldra, a palavra arrastada e a soar como aaaldra!
Isto para dizer que este prato é uma espécie de aaaldra já que pretende imitar a carne de porco à portuguesa. É feito com cubos de soja que, verdade seja dita, nunca foi um ingrediente que eu apreciasse muito, talvez porque na maioria das vezes seja confeccionado como carne à jardineira e, sinceramente, nem a verdadeira carne à jardineira é dos meus favoritos.
Mas, como dizia o outro, "nenhum homem é uma ilha", isto querendo dizer que não estamos aqui sozinhos e não são só os nossos gostos que têm que ser tidos em consideração. Por isso tento melhorar a experiência da soja e acho que não tenho que procurar mais. Este é o melhor prato de soja que já comi! E não estou a ser aaaldra...
Soja à Portuguesa
100 grs de soja desidratada em cubos
1 litro de água morna
Sumo de 1 limão
2 dentes de alho ralados
1 colher de chá de colorau
50 ml de molho de soja
100 ml de vinho tinto
1 pitada de sal
1 pitada de pimenta
1 pitada de cominhos
1 pitada de noz-moscada
2 colheres de sopa de farinha de trigo
50 ml de azeite
Picles, azeitonas e coentros para finalizar
Colocar a soja de molho em água morna e sumo de limão por cerca de uma hora. Espremer bem e temperar com alhos ralados, colorau, molho de soja, vinho tinto, sal (pouco porque o molho de soja já é bastante salgado), pimenta, cominhos e noz-moscada. Apertar a soja para que absorba os temperos e polvilhar com duas colheres de sopa de farinha. Deixar repousar por mais uma hora.
Fritar em lume forte numa frigideira larga com um fundo de azeite e virar os cubos de soja para que tostem por todos os lados.
Servir com batata frita, picles, azeitonas e coentros picados.
Para as batatas 'fritas', fiz assim:
2 batatas grandes
1 colher de chá de Adobo
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de água
Cortar as batatas em cubos do tamanho dos cubos de soja.
Polvilhar com o adobo (ou sal, pimenta, orégãos, tomilho, ervas de Provença, etc.)
Colocar numa frigideira larga de fundo antiaderente. Por cima põe-se o azeite e a água e leva-se ao lume. Tapa-se com uma tampa anti salpicos e deixa-se fritar em lume brando por dez minutos. De seguida viram-se as batatas de cinco em cinco minutos para tostarem também dos outros lados. Quando estiverem lourinhas, estão prontas.
Nota: O Adobo é um sal aromatizado com ervas aromáticas (passe a redundância...)