a propósito
Gosto muito de ler receitas, gosto de as coleccionar sabendo de antemão que provavelmente nunca irei experimentar a maioria delas. Gosto de as ler de fio a pavio embora saiba que vou pensar: isto é muito complicado; ou: não vou perder este tempo todo. E muitas vezes, quando vou confirmar as receitas que utilizei como base para fazer aquelas que aqui vêm parar, constato que as alterei tanto que já não têm nada a ver com o original.
Mas também não quero que pensem que inventei tudo isto sozinha (já ninguém inventa nada, para que saibam) e deixo aqui a informação das receitas que me inspiraram. Neste caso específico, foi esta.
Supremas de Salmão com Espinafres
6 supremas de salmão fresco
2 dentes de alho ralados
Sal e pimenta q.b.
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 mão-cheia de folhas de espinafre
1/2 copo de água ou caldo de peixe
100 ml de leite de coco
Coentros picados para polvilhar
Temperar o salmão com sal, pimenta e o alho ralado.
Numa frigideira aquecer uma colher de sopa de azeite e alourar as supremas de salmão de um lado e do outro. Retirar da frigideira e reservar.
Na mesma frigideira aquecer o restante azeite e alourar a cebola picada. Adicionar os espinafres e deixar amolecer. Juntar a água ou caldo de peixe e deixar levantar fervura. De seguida adicionar o leite de coco e verificar os temperos, ajustando se necessário. Dispôr novamente o salmão na frigideira e polvilhar com os coentros picados.
Servir com espargos salteados e couscous.