Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 30.08.21

a pedido de várias famílias

 

Focaccia é um pão italiano cujo nome deriva do latim focus  (lareira). Não é um pão doce, ao contrário da nossa Fogaça e em Itália há várias versões consoante a zona do país. Nunca fiz focaccia embora já há alguns anos tenha começado a ver receitas que me chamaram a atenção. Acho que tive preguiça de experimentar porque me parecia muito trabalho para um pão que, apesar de levedado, não parece na realidade um pão. Mas, com mais tempo livre e vontade de experimentar receitas que tenho andado a protelar, decidi começar por esta, que me pareceu bem desafiadora (toda a gente sabe que não tenho muita paciência para coisas minuciosas e tenho tendência a ir por atalhos que me poupem tempo e que neste caso não dariam bom resultado), além de artística.

Espero que apreciem. Se já costumam fazer focaccia, podem usar a vossa receita original, a parte da 'jardinagem' vai bem com qualquer uma. E apesar de parecer muito trabalhoso, não é na realidade e dá um prazer imenso comer uma coisa tão bonita

 

Jardim de Focaccia

 

20210825_115243.jpg

(antes de ir ao forno)

 

2 copos de água morna

1 colher de sopa rasa de açúcar

7 gramas de fermento de padeiro granulado

1/4 de copo de azeite

1 pitada de sal

5 copos de farinha sem fermento

 

Azeite para untar

Vegetais para o 'jardim'

 

Na taça da batedeira pôr um copo de água, o açúcar e o fermento. Mexer e deixar por uns cinco minutos até ficar com espuma no topo.

Juntar um copo de farinha e mexer. Adicionar o restante copo de água, o azeite e metade da farinha. Mexer e juntar a restante farinha, continuando a amassar até que a massa se despegue da taça. Eu não usei a batedeira, fiz tudo à mão numa taça e amassei por dez minutos na banca da cozinha (tempo livre e isso...).

Pôr a massa numa taça untada de azeite e deixar repousar por uma a duas horas.

Untar um tabuleiro com uma película de azeite e com as mãos também untadas de azeite transferir a massa para o tabuleiro. Espalhar bem com as mãos para que preencha toda a base. Tapar com película aderente e levar ao frigorífico por umas horas ou até ao dia seguinte.

Retirar do frigorífico quando estivermos prontos para cozer a focaccia. Ligar o forno e preparar os vegetais para fazer o 'jardim'.

Podemos usar tudo o que quisermos, cascas (usei de beringela), curgetes, tomates, pimentos, cebola, azeitonas, milho, ervilhas, espargos, cenouras, ervas aromáticas e por aí fora. Os vegetais podem ser frescos ou congelados (usei o milho, as ervilhas e as tiras de cenoura de uma mistura de vegetais congelados). A criatividade de cada um é que vai ditar o que se vai usar.

Pincelamos a massa com azeite e com as pontas dos dedos fazemos pequenas covas; de seguida espalhamos os vegetais ao nosso gosto. Por fim pincelamos azeite sobre os vegetais para que não queimem e levamos ao forno por vinte a trinta minutos.

 

20210824_195738-COLLAGE.jpg

 

Nota: a focaccia da foto gastou apenas metade da massa da receita. A restante pode ser congelada.

 

6 comentários

Comentar post