à borla!
No outro dia uma amiga desafiou-me a ir apanhar amoras ali para a Bioria. Lá fomos bastante equipadas mas não o suficiente porque apanhar amoras não é pera doce e eu tenho os milhentos arranhões nos braços e mãos para o comprovar. Para a próxima temos de ir com um fato-de-macaco de couro e galochas, só assim podemos escapar aos picos. Mas havia imensas amoras e o melhor é que são à borla e não há coisa que goste mais do que conseguir borlas da natureza.
Em pouco tempo apanhei cerca de um quilo. Já fiz um crumble (a receita vem um dia destes) e com o resto aproveitei para fazer este doce rápido. Não é como aquelas compotas que aguentam um ano sem se estragarem, este doce deve ser guardado no frigorífico e gasto num mês ou pouco mais. É facílimo de fazer e super rápido por isso, se passarem num silvado que as tenha a reluzir de maduras, apanhem e experimentem.
Doce de Amoras Silvestres
450 grs de amoras
1 colher de sopa de sumo de limão
3 colheres de sopa de açúcar
2 colheres de sopa de sementes de chia
Levar as amoras com o sumo de limão ao lume num tachinho, deixar levantar fervura e esmagar a maioria com um garfo. Adicionar o açúcar e deixar fervilhar por uns vinte minutos. Desligar o lume e adicionar as sementes de chia. Mexer bem e deitar o doce em frascos esterilizados (deu dois médios), tapar e deixar arrefecer. Guardar no frigorífico.