Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 06.08.10

ainda as ameixas

Tive que fazer esta receita! Ainda tinha muitas ameixas e aqui há uns dias, numa festa de família, uma sobrinha levou este bolo para sobremesa e estava espectacular.

A receita, tal como está, é de uma Teleculinária (a nº 1470 de Junho 2007) e embora leve muita manteiga para o meu gosto, é mesmo um bolo excelente. Até estou a pensar experimentar com pêssegos, para gastar os últimos da produção deste ano. Logo vejo…

 

Bolo de ameixas frescas com amêndoa

 

 

400 g de ameixas frescas 
250 g de farinha 
200 g de manteiga amolecida 
175 g de açúcar 
100 g de amêndoa moída 
50 g de amêndoa laminada 
3 ovos 
6 colheres (sopa) de leite 
2 colher (chá) de fermento em pó 
1 colher (chá) de essência de baunilha 
Manteiga para untar 
Açúcar em pó para polvilhar 
Papel vegetal

 

Ligue o forno a 180 graus. Forre uma forma com papel vegetal e barre-o com manteiga ou margarina. Lave e seque as ameixas, retire-lhes o caroço e corte-as em gomos grossos.

Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Junte os ovos um a um e batendo sempre, adicione o leite e mexa. Junte depois a baunilha, a farinha, o fermento e a amêndoa moída e bata bem.

Deite metade do preparado anterior dentro da forma, coloque por cima os gomos de ameixa e cubra com o resto da massa. Polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante 45 minutos.

Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme, rejeite o papel e deixe arrefecer. Sirva polvilhado com açucare em pó e decorado a gosto.

 

Comentar:

CorretorEmoji

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.