ainda as ameixas
Tive que fazer esta receita! Ainda tinha muitas ameixas e aqui há uns dias, numa festa de família, uma sobrinha levou este bolo para sobremesa e estava espectacular.
A receita, tal como está, é de uma Teleculinária (a nº 1470 de Junho 2007) e embora leve muita manteiga para o meu gosto, é mesmo um bolo excelente. Até estou a pensar experimentar com pêssegos, para gastar os últimos da produção deste ano. Logo vejo…
Bolo de ameixas frescas com amêndoa
400 g de ameixas frescas
250 g de farinha
200 g de manteiga amolecida
175 g de açúcar
100 g de amêndoa moída
50 g de amêndoa laminada
3 ovos
6 colheres (sopa) de leite
2 colher (chá) de fermento em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
Manteiga para untar
Açúcar em pó para polvilhar
Papel vegetal
Ligue o forno a 180 graus. Forre uma forma com papel vegetal e barre-o com manteiga ou margarina. Lave e seque as ameixas, retire-lhes o caroço e corte-as em gomos grossos.
Numa tigela, bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. Junte os ovos um a um e batendo sempre, adicione o leite e mexa. Junte depois a baunilha, a farinha, o fermento e a amêndoa moída e bata bem.
Deite metade do preparado anterior dentro da forma, coloque por cima os gomos de ameixa e cubra com o resto da massa. Polvilhe com a amêndoa laminada e leve ao forno durante 45 minutos.
Verifique a cozedura com um palito, retire do forno, deixe arrefecer um pouco, desenforme, rejeite o papel e deixe arrefecer. Sirva polvilhado com açucare em pó e decorado a gosto.