99 cêntimos
No outro dia comprei mangas a 0,99€ o quilo. E não, não estavam estragadas, ou podres, ou verdes, ou pisadas ou lá o que fosse de mau que lhes pudesse ter acontecido. Eram mesmo 'bouas' como se diz por aqui e aproveitei para trazer duas que pesavam pouco mais de um quilo.
Claro que antes de as abrir pensei sempre que quando as provasse é que cairia a ficha de que por alguma razão eram tão baratas. Mas não, quando as provei apenas fiquei arrependida de não ter trazido mais para poder enfardar mangas como gente grande.
Tarte Rústica de Manga com Lima e Gengibre
600 grs de manga cortada em cubos
1 pedaço de gengibre ralado
Raspa e sumo de uma lima pequena
1 colher de sopa de açúcar (opcional)
1 base de massa quebrada
1 colher de sopa de farinha (usei de espelta)
3 colheres de sopa de leite
açúcar amarelo para polvilhar
Misturar a manga com o gengibre ralado - usei o equivalente a um polegar, medida que acabei de inventar - o sumo e raspa da lima e açúcar (que não usei porque a manga era excessivamente doce).
Estender a massa da tarte num tabuleiro e polvilhar o fundo com a farinha. Espalhar a manga pela superfície deixando uma tira livre. Dobrar essa tira a toda a volta de modo a aconchegar a fruta e pincelar com o leite. Salpicar com açúcar amarelo a massa pincelada com o leite e levar ao forno por trinta minutos.
Retirar e servir morno ou frio, de preferência com uma bola de gelado de baunlha.