refrescante
Há certas frutas das quais gosto muito, mas têm que ser ao natural, como os morangos, a manga, o maracujá. Adoro maracujá acabado de apanhar, com uma colherinha tirar aquela polpa deliciosa e comer. Mas acho que nunca iria comprar uma lata de polpa de maracujá. Não saberia o que fazer com aquilo e não sou muito apreciadora de doces feitos com alguns frutos e o maracujá é um desses exemplos. Nem gosto de refrescos ou sumos de maracujá.
O que é certo é que tive mesmo que me desenrascar e gastar uma lata da dita polpa. No papel que envolve a lata vinha uma receita e foi mesmo essa que experimentei, depois de ter procurado outras e todas me parecerem dar trabalho demais.
Ficou boa, até era capaz de repetir outra vez (daqui a uns anos ).
Doce de Maracujá
1 lata de polpa de maracujá (500grs)
1 lata de leite condensado
1 pacote de natas
4 folhas de gelatina*
As folhas de gelatina devem ser demolhadas em água fria por cerca de 5 minutos. Entretanto, passa-se a polpa de maracujá por uma passador de rede para que as sementes se separem do líquido (reservar duas ou três colheres da polpa para enfeitar).
Leva-se esse líquido ao lume até aquecer e dissolvem-se aí as folhas de gelatina. Deixa-se arrefecer.
Batem-se as natas com a batedeira até ficarem firmes, adiciona-se o leite condensado e o sumo de maracujá com as folhas de gelatina dissolvidas.
Deita-se este preparado em taças, enfeita-se com alguma polpa e leva-se ao frigorífico até solidificar.
* para a próxima uso apenas 3 folhas