Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 07.04.10

mais receitas do fim de semana

Esta receita foi adaptada de uma que saíu na revista Bon Appétit de Março. O curioso é que para ficar crocante leva batata palha antes de ir ao forno. É mesmo muito bom!

 

Empadão de Atum e Tagliatelle

 


4 colheres de sopa de azeite

2 alhos franceses cortados em rodelas muito fininhas

2 talos de aipo às rodelas

¼ de colher de chá de sementes de aipo

2 colheres de sopa bem cheias de farinha

2 copos de leite

½ copo de natas

Sumo de meio limão

250 grs de tagliatelle ou esparguete

2 latas de atum

Sal q.b.

Noz moscada q.b.

1 copo de Batata Palha esmigalhada

 

Numa frigideira larga aloura-se o alho francês no azeite e juntam-se as sementes de aipo. Deixa-se cozer mexendo de vez em quando, cerca de 5 minutos.

Adiciona-se a farinha e mexe-se bem. Junta-se o leite e as natas e deixa-se engrossar ligeiramente. Tempera-se de sal e sumo de limão e reserva-se.

 

Entretanto coze-se o tagliatelle em água abundante temperada de sal. Escorrem-se e reserva-se um pouco da água da cozedura. Põe-se a massa numa taça grande e mistura-se com o molho feito com o alho francês, aipo e leite. Juntam-se umas colheres do líquido de cozer a massa para que a mistura não fique muito grossa (umas 8 colheres de sopa). Junta-se o atum escorrido e desfiado, mexe-se tudo muito bem e ajustam-se temperos, sal, noz moscada, etc.

 

Coloca-se esta mistura num tabuleiro de ir ao forno. Por cima polvilha-se com a batata palha esmigalhada e leva-se a forno bem quente por cerca de meia hora.

 

Servir com uma salada.

2 comentários

Comentar post