Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Qua | 31.03.10

sobras não são restos

Restos são aquilo que fica no prato de cada um, depois de terminada a refeição.

Sobras são aquilo que não se consumiu e que não saíu do tacho ou travessa.

Mas toda a gente sabe isto, claro...

Isto leva-nos aos aproveitamentos de sobras. Neste caso foram sobras de um cozido, normalmente são duas ou três rodelas de chouriço, um bocado de carne de vaca, outro de porco mais um bocadinho de frango, coisas que pela quantidade não dão para grande coisa mas tudo misturado sempre dá para um excelente empadão e assim não se desperdiça.

Aliás, tenho um problema com estragar comida, acho que não podemos nem o devemos fazer. Como diz um irmão meu: mais vale fazer mal que estragar :))

 

Empadão de Carnes

(receita para duas pessoas)

 

 

sobras de cozido

arroz cozido

1 cebola

1 tomate

1 talo de aipo

1 raminho de salsa

1/2 copo de vinho branco

temperos a gosto

azeite

sal

1 ovo batido

 

Num tacho refoga-se a cebola e o talo de aipo picados em azeite, junta-se o tomate picado e o vinho branco. Deixa-se apurar. Misturam-se as carnes previamente picadas na picadora, a salsa, os temperos (pimenta, colorau, noz moscada, etc) e o sal.

Deixa-se apurar e entretanto coloca-se metade do arroz no fundo de um pyrex. O arroz pode também ser de aproveitamento ou então coze-se arroz em água e sal para esta receita.

Por cima do arroz deita-se o preparado da carne com o molho que tiver e cobre-se com o restante arroz. Por cima espalha-se o ovo batido e enfeita-se com algumas rodelas sobrantes de morcela ou outro enchido do cozido.

Vai a forno bem quente por cerca de 30 minutos.

 

1 comentário

Comentar post