para variar
Quando se pensa em filetes de pescada normalmente associamos a filetes passados por farinha e ovo e fritos em óleo. É muito bom, então acompanhado de uma salada russa, maravilha mesmo.
Para não ficar com a casa a cheirar a fritos, optei por dar uma roupa nova a uns filetes de pescada. Esta receita pode também ser feita com medalhões, tranches, postas, lombos e outros nomes que basicamente querem dizer o mesmo: pescada congelada.
Filetes de Pescada Gratinados
receita para duas pessoas
3 filetes de pescada congelados
sumo de 1 limão
sal para temperar
2 ovos
molho
1 colher de sopa de margarina
1 colher de sopa de farinha
1/2 copo de água de cozer os filetes
1/2 copo de leite
pimenta
noz moscada
Temperam-se os filetes com o sal e o sumo de limão e reservam-se por cerca de uma hora.
Cozem-se os filetes num tachinho com água por 10 minutos. Retiram-se da água e separam-se em lascas.
Põe-se dois ovos a cozer retirando da água 4 minutos depois de começar a ferver para que o centro dos ovos esteja ainda líquido.
Noutro tachinho faz-se um molho bechamel. Derrete-se a margarina e junta-se a farinha mexendo bem. Adiciona-se a água de cozer os filetes (meio copo) e o leite (meio copo). Tempera-se de pimenta moida na altura e noz moscada também ralada no momento. Se necessário adiciona-se mais água ou leite, o molho não deve ficar muito grosso pois ainda vai ao forno. Ajustar os temperos, se necessário.
Num tabuleiro de barro dispõem-se as lascas da pescada, por cima os dois ovos cortados ao meio (depois de descascados...) e com a parte da gema virada para cima. Sobre os ovos e a pescada verte-se o molho bechamel. Polvilhar novamente com noz moscada.
Vai ao forno a gratinar cerca de 20 minutos.
Servido com arroz de bróculos roxos.