Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Seg | 22.03.10

para variar

Quando se pensa em filetes de pescada normalmente associamos a filetes passados por farinha e ovo e fritos em óleo. É muito bom, então acompanhado de uma salada russa, maravilha mesmo.

Para não ficar com a casa a cheirar a fritos, optei por dar uma roupa nova a uns filetes de pescada. Esta receita pode também ser feita com medalhões, tranches, postas, lombos e outros nomes que basicamente querem dizer o mesmo: pescada congelada.

 

Filetes de Pescada Gratinados

receita para duas pessoas

 

 

 

 

3 filetes de pescada congelados

sumo de 1 limão

sal para temperar

2 ovos

molho

1 colher de sopa de margarina

1 colher de sopa de farinha

1/2 copo de água de cozer os filetes

1/2 copo de leite

pimenta

noz moscada

 

Temperam-se os filetes com o sal e o sumo de limão e reservam-se por cerca de uma hora.

Cozem-se os filetes num tachinho com água por 10 minutos. Retiram-se da água e separam-se em lascas.

Põe-se dois ovos a cozer retirando da água 4 minutos depois de começar a ferver para que o centro dos ovos esteja ainda líquido.

Noutro tachinho faz-se um molho bechamel. Derrete-se a margarina e junta-se a farinha mexendo bem. Adiciona-se a água de cozer os filetes (meio copo) e o leite (meio copo). Tempera-se de pimenta moida na altura e noz moscada também ralada no momento. Se necessário adiciona-se mais água ou leite, o molho não deve ficar muito grosso pois ainda vai ao forno. Ajustar os temperos, se necessário.

Num tabuleiro de barro dispõem-se as lascas da pescada, por cima os dois ovos cortados ao meio (depois de descascados...) e com a parte da gema virada para cima.  Sobre os ovos e a pescada verte-se o molho bechamel. Polvilhar novamente com noz moscada.

Vai ao forno a gratinar cerca de 20 minutos.

 

Servido com arroz de bróculos roxos.

 

3 comentários

Comentar post