Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Belita, a Rainha dos Couratos

Belita, a Rainha dos Couratos

Sex | 26.02.10

somos sopeiros

É como quem diz, comedores de sopa. E com este inverno que não dá ares de acabar, aliás, dá vento e saraiva e chuva e frio e mais vento e ainda mais chuva, apetece sopa, quentinha, a dar ânimo à alma.

 

Embora tenhamos o hábito de chamar legumes às hortaliças, na realidade, tecnicamente, legumes são apenas leguminosas, ou seja: feijão, grão de bico, tremoço, ervilha, fava, etc. De um modo geral, aqueles frutos que nascem numa vagem. Mas, habituámonos a dizer legumes em relação a todas as verduras.

 

Sopa de Legumes

 

 

 

4 batatas médias

1 cenoura

1 nabo

12 talos de espargos (opcional)

100 grs de carne da aba (vaca)

1 mão cheia de folhas de couve portuguesa

1 mão cheia de macarronete riscado

água q.b. (cerca de 1,5 lt)

sal 

 

Numa panela juntam-se todos os ingredientes excepto as couves e o macarronete. Deixa-se cozer bem por 30 minutos e passa-se com a varinha mágica (retirar primeiro a carne).

Devolver a carne à panela e deixar levantar fervura. Juntar as couves cortadas em bocados pequenos aproveitando também os talos. Adicionar o macarronete e mexer. Deixa-se ferver em lume muito brando por mais meia hora.

Serve de refeição principal, ao jantar, acompanhada de pão tostadinho.

Quem quiser pode cortar a carne em bocadinhos pequeninos e distribuir pelos pratos.

 

Os talos de espargos foram um aproveitamento dos espargos utilizados noutra receita. A parte mais dura, que normalmente se deita fora, pode ser usada em sopas se tivermos o cuidado de descascar e retirar a parte mais fibrosa.