Cheesecake à preguiçosa
Como ía ter uns amigos a almoçar lá em casa ontem, optei por finalizar o repasto com um Cheesecake de limão. Mas, o calor tem destas coisas, estava tão preguiçosa no sábado à tarde que não me apetecia nada fazer a base do bolo, ou seja, moer as bolachas para misturar com a manteiga para pôr no fundo da tarteira. Como se costuma dizer, a necessidade aguça o engenho, neste caso foi a preguiça mesmo... Fiz o seguinte:
Cheesecake reinventado
1 pacote (250 gr) de queijo mascarpone
2 iogurtes sabor a limão*
Raspa de limão
2 colheres bem cheias de açúcar
1 pacote de bolachas Digestive
Misturar muito bem todos os ingredientes excepto as bolachas.
Num prato de torta, daqueles rectangulares, colocar 4 bolachas em linha ou desencontradas, e por cima de cada bolacha uma colher do creme de queijo. Bolachas por cima novamente e mais creme, por aí adiante até se esgotarem as bolachas (no meu caso sobraram 3, não dava outra camada) e barra-se tudo com o resto do creme. Por cima salpica-se mais um bocadinho de raspa de limão. Vai ao frigorífico até ao dia seguinte, isto é essencial pois as bolachas vão ter que absorver a humidade do creme de queijo, senão ficam secas e não deve ser muito agradável.
Ok, podem dizer: Mas isto é bolo de bolacha! Não é. Provem e vão ver que não tem nada a ver
*agora há umas novidades de iogurtes, uns são mesmo sabor a cheesecake de limão, foi destes que usei e são marca Minipreço, passe a publicidade.