pão quentinho
Depois de ver esta receita em alguns blogs, tive que experimentar. Embora tenha uma máquina de fazer pão e varie bastante as receitas, a textura do pão da máquina é quase sempre idêntica.
A massa deste pão fica parecida com aquele pão com chouriço que se vende nas feiras, ou com a massa do Pão de Mafra que se vê mais para sul.
O prático disto é que, tendo a massa feita, apenas demora cerca de 30 minutos a cozer e enquanto se faz o jantar, está a cozer um belo pão para acompanhar.
Tenho feito apenas metade da receita original que me dá para duas vezes. Noto que o pão que cozo mais tarde fica mais fofo pelo que me parece que quanto mais estiver a levedar a massa, melhor fica o pão.
Pão Artesanal
3 copos e 1/4 de farinha de trigo
1 copo e 1/2 de água
1 colher de sobremesa de sal
1 colher de sobremesa de fermento de padeiro granulado
Num recipiente de plástico, que tenha tampa, misturar a farinha, o sal e o fermento e juntar a água. Mexer com uma colher até tudo estar envolvido. Tapar e deixar repousar pelo menos duas horas, embora ache que fica melhor de um dia para o outro. Guardar no frigorífico.
Retirar metade da massa sem a mexer muito, dar-lhe a forma desejada, e colocar num tabuleiro polvilhado de farinha de milho ou de trigo. Fazer uns cortes com uma faca (em cruz ou na diagonal) e voltar a polvilhar. Deixar repousar enquanto o forno aquece e levar ao forno por 30 minutos ou até estar bem douradinho.