receitas com histórias
Choveu todo o santo dia! A melhor desculpa para fazer BISCOITOS!!!
Estes chamam-se ANZAC e este acrónimo quer dizer: Australia & New Zealand Army Corps. Que nome tão estranho para um biscoito... mas tem a sua explicação: como ficam bem sequinhos, são bons para transportar e não se estragam rapidamente e por isso eram levados pelos soldados nas suas mochilas para poderem ter um bocadinho de sabor a casa quando estavam no meio das trincheiras na I Guerra Mundial.
Acho esta história muito bonita e faço estes biscoitos muitas vezes pois além de tudo o mais são muito fáceis de fazer. Normalmente uso outra receita mas hoje fiz esta.
ANZAC BISCUITS
1 copo de farinha de trigo integral
1 copo de flocos de aveia
1 copo de côco ralado
1/2 copo de açúcar granulado
1/2 copo de açúcar amarelo
1/2 colher de chá de sal
100 gramas de manteiga
2 colheres de sopa de mel
1 colher de sopa de água a ferver
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
Numa tigela juntam-se a farinha (usei metade integral e metade normal), a aveia, o côco, os açúcares e o sal.
Num tachinho pequeno derrete-se a manteiga e o mel até derreter. Numa chávena dissolve-se o bicarbonato na água a ferver e adiciona-se à manteiga e mel. Faz uma espuma, é normal. Deita-se esta mistura sobre a mistura da farinha e restantes ingredientes e mexe-se bem. Moldam-se bolinhas com as mãos ou com uma colher de gelado (acho mais fácil com as mãos), achatam-se e põem-se num tabuleiro forrado com papel de ir ao forno. Não juntar muito os biscoitos pois vão alargar um bocadinho.
Vão ao forno cerca de 12 a 15 minutos. Deixa-se arrefecer um bocado e põem-se numa rede a acabar de arrefecer. Ficam muito estaladiços.