Variações (ou avarias) em Portobello
Os cogumelo portobello são muito versáteis e, a nível de textura, dos mais agradáveis que já comi.
Fiz umas experiências que resultaram num prato delicioso e que abriram o caminho para novas opções. São excelentes para 'limpar o frigorífico' ![]()
Cogumelos Portobello Recheados
Primeiro de tudo, limpar os cogumelos. Não devem ser lavados, devem ser limpos e a pele retirada, sai bem com a mão. Depois, com uma colher, retira-se o interior, aquelas coisas que parecem guelras de peixe... não é que não prestem mas largam uma cor acastanhada que se sobrepõe a tudo.
Quando as capinhas estiverem limpas, recheiam-se. Fiz duas versões e deu para ver que a imaginação pode ser o limite.
Num deles coloquei: tomate muito maduro aos bocadinhos, o pé do cogumelo picado, meia fatia de presunto picadinha, queijo (daquele normal de casca branca) aí uma colher de sopa, óregãos e azeite. Este ficou tipo pizza.
No outro, mais uma vez o pé picadinho, azeitonas picadas, cebolinho picado e queijo feta esfarelado. Por cima tirinhas muito finas de pimentos de Padrón e azeite. Foram a grelhar numa frigideira antiaderente, tapados com papel de alumínio.
Não consigo escolher o favorito porque estavam os dois muito bons. Acompanhados de esparguete integral salteado em azeite e cebola. Sugiro acompanhar com uma salada em vez do esparguete pois é muito nutritivo.
A foto podia ser melhor... mas não se pode ter tudo.
