Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Belita, a Rainha dos Couratos

Blogue de receitas flexitarianas (carne, peixe e assim-assim)

Seg | 29.06.09

empanada

No outro dia tive visitas em casa. Para ajudar aos cozinhados, e como era muita gente para alimentar, trouxeram a Bimby, uma maquineta de cozinhar que faz tudo menos levar ao forno... (eu ía dizer que faz tudo menos lavar a louça mas não é que a máquina se lava sozinha???)

 


imagem retirada do site http://www.vorwerk.com/pt/html/

 

 

Eu já conhecia e não era muito fã, a ideia era ficar mais entusiasmada, talvez pela aproximação. Admito que seja uma boa ajuda a quem tem que cozinhar em quantidades maiores do que para dois ou três mas confesso que continuo a não lhe achar muita piada. Chamem-me básica mas adoro mexer os tacho com colheres de pau, ir acrescentando sabores e cheiros, provando e alterando à medida da imaginação.

 

Mas nem tudo é mau. A bela da máquina faz uma massa para 'empanada gallega' que não dá trabalho nenhum e fica de trás da orelha, como se dizia antigamente.

 

 

Empanada de Atum

 

 

 

 

Massa:

 

500 g farinha

150 g água

100 g azeite

50 g vinho branco

1 pacote de fermento fermipan

1 colher de café de sal

1 pitada de açúcar

 

Recheio:
500 g de atum
50 g de azeite
130 g de cebola
3 dentes de alho
100 g de pimento verde
100 g de pimento vermelho
2 ovos cozidos laminados
sal e pimenta



Preparação:

Preparação do Recheio

Pique os ovos 5 segundos na velocidade 3 1/2. e reserve.

Pique a cebola, os pimentos e os alhos (faça-o por 2 vezes se for mais fácil) 6 segundos na velocidade 3 1/2. Junte o azeite e faça um refogado, programando 25 minutos a 100ºC na velocidade 1

Junte o atum desfiado e bem escorrido, os ovos, sal e pimenta e misture bem com a espátula. Deixe arrefecer  antes de rechear a empanada.

 

Preparação Massa

Pese a farinha e reserve.

Coloque no copo todos os ingredientes menos o fermento e a farinha e programe 1 minuto a 37º na velocidade 2.

Junte então o fermento e a farinha e programe 20 segundos na velocidade 6 e 3 minutos na velocidade Espiga. Retire a massa do copo e deixe-a repousar coberta 5 ó 6 minutos.  Divida a massa em duas partes, uma maior que outra, reservando a maior para a base.

Estenda um plástico e enfarinhe-o, colocando um outro por cima da mesma e com a ajuda de um rolo da massa, estique-as bem fina., por fim retire o plástico de cima e com a ajuda do de baixo transporte a massa para o tabuleiro, previamente forrado com papel vegetal, forrando-o com a mesma..Coloque o recheio previamente feito, que para este efeito, e uma vez que deve estar frio, poderá ser feito no dia anterior.

Cubra a empanada com a outra metade da massa, previamente esticada entre os dois plásticos. Mais uma vez, retira o plástico superior, e põe-se sobre a empanada, dando-le a volta para que o plástico fique por cima para depois se retirar.  Caso seja necessário corte a massa que sobra à volta.

Sele a empanada unindo a massa da base com a de cima, a gosto mas de modo a que fique bem fechada. Poderá adornar a empanada a gosto pintando depois a superfície com ovo batido.

Levar ao forno pré-aquecido a 200º durante 30 m. aprox. Até que fique com uma coloração dourada.

Retire a empanada da bandeja e sirva.

 

Esta receita foi retirada do site: http://www.forumbimby.com/

 

 

 

 

 

 

3 comentários

Comentar post